Fotografia de Kid Richards e artwork de Mackintóxico
RVLV52
©2023 Revolve
O terceiro longa-duração de Tó Trips mostra a agilidade felina do guitarrista em toda a largura da sua expressão.
Popular Jaguar marca o regresso de Tó Trips aos formatos de longa-duração em nome próprio. O disco tem como data de lançamento o dia 10 de março, com o selo Revolve, que também lançará, em co-edição com a Cutelo, Ínfimas Coisas, um livro que recolhe fotografias, memórias e textos da criação do guitarrista.
Tó Trips apresentará Popular Jaguar ao vivo em formato trio, acompanhado por Helena Espvall no violoncelo e António Quintino no Contrabaixo. As primeiras apresentações deste disco acontecem no Auditório de Espinho, no dia 12 de Março, e na Culturgest de Lisboa a 17 de Março.
Popular Jaguar é o disco em que a carreira solo do guitarrista Tó Trips quebra a camuflagem e em que finalmente se afirma enquanto nome singular, em contraste com um percurso estável a ser uma soma em equações como Dead Combo e Club Makumba. Longe de ser o seu primeiro álbum, é o primeiro capítulo de uma história que já se havia esboçado na penumbra em Guitarra 66, Guitarra Makaka e, mais recentemente, o maxi Surdina, também lançado pela Revolve.
Este novo longa-duração conta com 13 momentos de guitarra em que a elasticidade felina de Tó Trips nas cordas é explorada a toda a largura. De peças tipicamente portuguesas, onde a guitarra acústica expressa uma melancolia clinicamente desafiada pela dinâmica do dedilhar, a sons mais abrasivos e elétricos, entre os blues mais desérticos e as cadências mais arrebitadas e soalheiras. Como Popular Jaguar que é, Tó Trips navega as diferentes latitudes de forma ágil, ponderada quando a situação lhe pede um desaparecer na paisagem e explosiva quando a música pede rasgos expressivos.
O livro Ínfimas Coisas é o fruto da criação paralela de Tó Trips ao longo das suas muitas viagens de guitarra às costas. Estendendo-se de Brasil a Cannes, com paragens em sítios tão díspares quanto Cabo Verde e México, esta peça é um desdobrar da personalidade musical de Tó Trips em mais dimensões, que será ainda acompanhada por um 7″ de field recordings recolhidos durante os tempos de estrada.